25 dezembro 2005

Os 10 mais

Enquete feita pela cadeia de rádio online Planet Rock, com 58 mil participantes deu nisto: 
1º Pink Floyd
2º Led Zeppelin
3º Rolling Stones
4º The Who
5º AC/DC
6º U2
7º Guns N' Roses
8º Nirvana
9º Bon Jovi
10º Jimi Hendrix.

Toda lista é burra, porém essa até que não ficou de todo mal (Bon Jovi e Guns é que estragaram, mas gosto é gosto).

20 dezembro 2005

Barbies são torturadas por meninas


Agência Estado
A boneca Barbie é o objeto de tortura de muitas meninas, segundo uma pesquisa publicada hoje por acadêmicos britânicos. Segundo os pesquisadores da Universidade de Bath, os métodos de mutilação são variados e criativos, incluindo arrancar cabelos, decapitação e queimaduras.

A pesquisa percebeu que a violência contra Barbies entre meninas adolescentes marca uma espécie de rito de passagem. "A razão mais comentada para a rejeição da Barbie era que ela era uma coisa de bebê, e as meninas a viam como representando a primeira infância, algo pelo qual já haviam passado", afirmou Nairn. "É como se a negação da Barbie fosse um rito de passagem e a rejeição de seu passado", acrescentou.

14 dezembro 2005

Arqueólogos encontram murais maias seculares

AFP
Os murais maias mais antigos já encontrados, pintados pelo menos um século antes da nossa era, foram descobertos na Guatemala. O anúncio foi feito nesta terça-feira por uma equipe de arqueólogos americanos, que realizam trabalhos de restauração nas relíquias.

Os murais têm 9 metros de comprimento por um de largura e ficam na parede de uma das câmaras de uma das pirâmides recentemente descobertas durante trabalhos de escavação. "É uma obra da antiga arte Maia", explicou durante teleconferência William Saturno, chefe do projeto e professor da Universidade de New Hampshire (nordeste dos EUA).

Segundo ele, algumas partes do afresco parecem ter sido pintadas há pouco tempo, afirmou, ao falar do extraordinário estado de conservação das pinturas policromáticas. "Comparado com a civilização ocidental, é como se arqueólogos do futuro descobrissem um dia as pinturas de Michelangelo e Leonardo Da Vinci, após terem conhecido apenas períodos da arte moderna", explicou.

Esta câmara, com murais de alta qualidade, que mostram a mística da realeza maia, altera os conhecimentos existentes sobre as origens desta civilização pré-colombiana, destacou o cientista. "A qualidade destas pinturas mostra que os antigos maias trabalharam com alto grau de sofisticação e elegância muito antes das obras do período clássico desta civilização, no século VII", destacou Saturno.

A equipe de cientistas se encontra no meio do caminho de um projeto de cinco anos para restaurar os murais. A descoberta de San Bartolo será objeto de um artigo na edição de janeiro da revista científica americana National Geographic.