20 novembro 2006

Techies - parte I

Trecho de uma coluna de Thomas L. Friedman (publicada n'o globo, caderno InfoEtc, 20.11.2006)

"(...)
Há um mês eu estava em São Francisco e saí para dar uma volta. Estava num cruzamento esperando para atravessar a rua quando um homem fazendo cooper e usando um iPod parou a meu lado. Assim que o sinal ficou verde, ele correu para a faixa de pedestres. Uma mulher num carro, tentando aproveitar o sinal amarelo, quase o atropelou, pisando nos freios a tempo. A mulher ao volante segurava um celular em sua orelha direita e dirigia com a mão esquerda.
Pensei com meus botões: acabei de testemunhar a primeira notícia local pós-moderna.
E bolei um lead em minha cabeça: “Mulher dirigindo carro enquanto falava no celular atropela homem fazendo cooper que atravessava a rua enquanto ouvia seu iPod.
(...)
Algumas semanas atrás, tentei achar um amigo em Jerusalém. Liguei para seu celular várias vezes, mas não obtive resposta. No fim, achei meu amigo em casa e lhe perguntei: — O que há de errado com seu celular? — Ele foi roubado há uns meses — respondeu meu amigo, acrescentando que decidira não substituí-lo, porque vivia atrapalhando sua concentração. — Desde então, a primeira coisa que faço todas as manhãs é agradecer ao ladrão e lhe desejar uma vida longa.
(...)"