O texto abaixo foi criado por Rosa Ferrão e originalmente publicado no facebook. Como ela deu-me permissão para compartilhá-lo, decidi por publicá-lo aqui também, pois considero ser de utilidade pública e de grande relevância nos tempos atuais.
“LI POR AÍ QUE UMA DAS JUSTIFICATIVAS PARA TANTOS IDOSOS ABRAÇAREM A SEITA BOLSONARISTA, SERIA PORQUE AÍ ENCONTRAM NOVO PROPÓSITO DE VIDA.
Sendo isto verdadeiro, acredito ser oportuno aconselhar algumas outras saídas para “propósitos de vida menos perigosos“ e muito mais úteis a sua velhice e à necessidade de pertencimento social.
Por exemplo:
1. Hospedar-se em um bom lar de acolhimento de idosos onde haverá oportunidade de ter pessoas que cuidarão de sua saúde, bem-estar e divertimento: conversação sobre os “bons tempos”, bingo, jogos de cartas, bailinhos ao som de Frank Sinatra, Nelson Gonçalves, Simonal e tantos outros ao gosto do freguês…
2. Dar uma volta pelas ruas da cidade em que residam, levando conforto moral e ajuda material às mais de 220 mil pessoas que estão sobrevivendo em situação de rua.
3. Procurar, na seção de obituários de sua cidade, o nome dos falecidos e ir aos enterros prestar solidariedade aos familiares, mesmo sem conhecê-los. Essa mesma atitude vale para pessoas hospitalizadas.
4. Visitem asilos, orfanatos, creches, ajudem a cuidar de quem lá está. Ofereçam palavras de conforto e força.
5. Não tendo saúde para uma atuação mais ativa, poderão procurar centros comerciais, parques ou jardins, onde possam passar sentados a maior parte do tempo e poderão puxar assunto com todas as pessoas que lhes derem atenção.
ENFIM…. PAREM DE VIVER UMA VELHICE RIDÍCULA PORQUE, COMO ESCREVEU MACHADO DE ASSIS, É ‘A MAIS TRISTE E DERRADEIRA SURPRESA DA NATUREZA HUMANA’.”