O Globo, 01.08.2005 - caderno de Informática
A notícia, divulgada pela BBC, contraria o mandamento de Richard Stallman, guru do movimento do software livre. Segundo ele, a expressão “Free Software” tem a ver com “Freedom of Speech” (liberdade de expressão) e não com “Free beer” (cerveja grátis). Mas, pelo menos para um grupo de estudantes da Universidade de Informática de Copenhague, na Dinamarca, cerveja também tem a ver com liberdade. Eles criaram a “primeira cerveja de código aberto”.
A cerveja chama-se Vores Oel, ou Nossa Cerveja, em português. Ramus Nielsen, que lidera o grupo de artistas Superflex, de Copenhague, teve a idéia, segundo a BBC, para desafiar o conceito de cerveja “patenteada”. Nielsen foi dar uma palestra sobre propriedade intelectual e patente na Universidade de Informática de Copenhague quando resolveu pedir aos estudantes para pensar sobre a idéia de aplicar a idéia de código aberto fora do mundo digital. A resposta foi “cerveja”. Assim, 15 estudantes que participaram da palestra concordaram com a idéia e resolveram levar adiante o projeto.
Primeiro, eles se reuniram com o autor de um livro sobre fabricação caseira de cerveja para a criação da receita de código-fonte aberto. Depois, batizaram a cerveja de Nossa Cerveja, Versão 1.0, com direito a aperfeiçamentos. Os estudantes também criaram um site para o produto e liberaram a receita em Creative Commons.
E no Globo On-line:
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entrega o mandato de deputado. Da tribuna, ele admitiu ter recebido recursos, mas disse ter sido induzido a erro.
Espero que, como diz o bonequinho do jogo Wormaggedon, seja o primeiro de muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário