16 março 2009

MM's: Medicina Moderna, parte II

Saiu n'o globo (eu sei, não é a fonte mais confiável, mas, fazer o quê?):

Scott Reuben, renomado anestesista americano, está envolvido num dos maiores escândalos de fraude em medicina. Uma auditoria descobriu que ele inventou dados e estudos inteiros em pelo menos 21 trabalhos. E alguns dados publicados podem ter favorecido fabricantes de medicamentos.

Ex-diretor da clínica de dor aguda no Centro Médico Baystate, em Springfield, Reuben admitiu ter apresentado dados falsos em dez estudos publicados na revista especializada "Anesthesia and Analgesia", bem como em outros 11 trabalhos em publicações como "Acute Pain, Anesthesiology".

As fraudes se referem à especialidade de Reuben: anestesia multimodal, ou o uso combinado de diferentes classes de drogas contra a dor. A denúncia surpreendeu médicos americanos. Estudos de Reuben recomendam o uso das drogas Celebrex e Lyrica, da Pfizer, na dor no pós-operatório. Tal uso está sendo agora questionado.

Empresas farmacêuticas costumam contratar médicos para conduzir estudos sobre drogas já aprovadas, apontando novos usos. Muitas delas já foram acusadas de financiar estudos de pouco valor científico com o único intuito de convencer os médicos a prescreverem seus remédios. E a Pfizer financiou muitas das pesquisas de Reuben de 2002 a 2007. Porém, ainda não está comprovado que tenha ocorrido falsificações nos estudos da Pfizer.


P.S.: Parte I de MM's

Nenhum comentário:

Postar um comentário