25 dezembro 2005

Os 10 mais

Enquete feita pela cadeia de rádio online Planet Rock, com 58 mil participantes deu nisto: 
1º Pink Floyd
2º Led Zeppelin
3º Rolling Stones
4º The Who
5º AC/DC
6º U2
7º Guns N' Roses
8º Nirvana
9º Bon Jovi
10º Jimi Hendrix.

Toda lista é burra, porém essa até que não ficou de todo mal (Bon Jovi e Guns é que estragaram, mas gosto é gosto).

20 dezembro 2005

Barbies são torturadas por meninas


Agência Estado
A boneca Barbie é o objeto de tortura de muitas meninas, segundo uma pesquisa publicada hoje por acadêmicos britânicos. Segundo os pesquisadores da Universidade de Bath, os métodos de mutilação são variados e criativos, incluindo arrancar cabelos, decapitação e queimaduras.

A pesquisa percebeu que a violência contra Barbies entre meninas adolescentes marca uma espécie de rito de passagem. "A razão mais comentada para a rejeição da Barbie era que ela era uma coisa de bebê, e as meninas a viam como representando a primeira infância, algo pelo qual já haviam passado", afirmou Nairn. "É como se a negação da Barbie fosse um rito de passagem e a rejeição de seu passado", acrescentou.

14 dezembro 2005

Arqueólogos encontram murais maias seculares

AFP
Os murais maias mais antigos já encontrados, pintados pelo menos um século antes da nossa era, foram descobertos na Guatemala. O anúncio foi feito nesta terça-feira por uma equipe de arqueólogos americanos, que realizam trabalhos de restauração nas relíquias.

Os murais têm 9 metros de comprimento por um de largura e ficam na parede de uma das câmaras de uma das pirâmides recentemente descobertas durante trabalhos de escavação. "É uma obra da antiga arte Maia", explicou durante teleconferência William Saturno, chefe do projeto e professor da Universidade de New Hampshire (nordeste dos EUA).

Segundo ele, algumas partes do afresco parecem ter sido pintadas há pouco tempo, afirmou, ao falar do extraordinário estado de conservação das pinturas policromáticas. "Comparado com a civilização ocidental, é como se arqueólogos do futuro descobrissem um dia as pinturas de Michelangelo e Leonardo Da Vinci, após terem conhecido apenas períodos da arte moderna", explicou.

Esta câmara, com murais de alta qualidade, que mostram a mística da realeza maia, altera os conhecimentos existentes sobre as origens desta civilização pré-colombiana, destacou o cientista. "A qualidade destas pinturas mostra que os antigos maias trabalharam com alto grau de sofisticação e elegância muito antes das obras do período clássico desta civilização, no século VII", destacou Saturno.

A equipe de cientistas se encontra no meio do caminho de um projeto de cinco anos para restaurar os murais. A descoberta de San Bartolo será objeto de um artigo na edição de janeiro da revista científica americana National Geographic.

30 novembro 2005

Vozes de poetas ingleses são gravadas em biblioteca online

(Reuters)

LONDRES- Gravações históricas de Robert Browning e Alfred Tennyson lendo seus próprios poemas estao disponíveis em uma biblioteca online lançada nesta quarta-feira, que tem por objetivo preservar as vozes de poetas contemporâneos de língua inglesa. O Poetry Archive, em desenvolvimento desde 1999, é uma criação do poeta britânico laureado Andrew Motion e do engenheiro de gravação especializado na língua falada Richard Carrington. Harold Pinter, Seamus Heaney e Margaret Atwood estão entre os escritores disponíveis na biblioteca virtual.

- Os poetas têm direitos únicos sobre seu trabalho e entendimento e interesses singulares para oferecer uma leitura mais precisa de seus idiomas, ritmos, tons e ênfases - disse Motion.

A gravação mais antiga do site é do poeta Browning recitando parte de um poema em um jantar em 1889, ano de sua morte.
Atualização (2022): desconheço o motivo, mas o site não existe mais =(

29 novembro 2005

MM's - Medicina Moderna

Em 10 anos, o número de denúncias contra médicos recebidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) aumentou em 130% e cerca de 15 mil profissionais foram denunciados, de acordo com levantamentos do órgão. Em 1995, foram recebidas 1.020 denúncias enquanto em 2004 as queixas chegaram a 2.357. O número de médicos em atividade não seguiu essa proporção, registrando aumento de 40% no mesmo período, de 62.531 médicos em 1995 para 87.231 profissionais em 2005.

Não dá para ficar doente. Médicos custam caro, remédios custam caro, e, mesmo com todo o dinheiro que é gasto, não há a menor garantia de qualidade...

18 novembro 2005

Quanto tempo mais?

Ney Matogrosso:
— Somos da paz. E dai? Fazemos movimentos pela paz quando matam alguém. Quando há uma chacina. Mas o que fazemos para mudar o outro lado? Não há respaldo de uma política governamental efetiva para que as coisas melhorem. Mas na verdade há uma falência mundial de um sistema. É mais um ciclo humano que não dá certo. A Europa é decadente, vive em crise e não há empregos também por lá. Os Estados Unidos estão provando do próprio modelo que estabeleceram para o mundo.


Alguém ainda acredita que as coisas continuarão como estão? Ou que o sistema atual perdurará por mais 100 anos? Não será preciso nem 10 para vermos o fim de uma era...

16 novembro 2005

Iggy Pop

A voz da rebelião nos Estados Unidos está com os rappers e não mais com os roqueiros. Iggy Pop concorda e diz que há várias razões para isso:
- A razão principal é que são os únicos que restaram com uma mensagem levantada pela voz humana. Eles ainda têm algo a dizer. O pop rock se tornou tão desonesto, tão envolvido com a indústria que se despersonalizou. Ele não se comunica mais. É isso.

---------------------------------------------
Um show com NIN, Suicidal Tendencies, Sonic Youth e Iggy Pop? É claro que eu vou.

14 novembro 2005

Meu avô

Ferrão Exterminador
Hoje meu avô materno completa 95 anos. E em boa forma física.

11 novembro 2005

Godzilla



A ilustração apresenta o Dakosaurus andinensis , cuja descoberta foi anunciada ontem na "Science" por cientistas da Universidade La Plata. O bizarro crocodilo que viveu há 135 milhões de anos na Argentina tinha cabeça de dinossauro e rabo de peixe. Foi apelidado de Godzilla.

06 novembro 2005

Celacanto Provoca Maremoto...

Celacanto
... e assombro. Não sabia que ainda existiam. Acreditava-se que os celacantos tinham se extinguido hà milhões de anos, até que em 1938 foi encontrado um exemplar vivo, nas costas da África do Sul. Esse antigo peixe, considerado um "fóssil vivo", quase não mudou em mais de 300 milhões de anos (conviveu com os dinossauros). Atualmente, existem cerca de 530 exemplares desse peixe em águas entre o continente africano e a ilha de Madasgacar e possíveis evidências de sua presença perto da costa da Indonésia e Filipinas. Fonte: Sobrenatural.org (e confirmado em outros sites)

31 outubro 2005

Falta de Inspiração - parte II - Mestres

Haznat Inayat Khan, filósofo sufi:
"A vida com o coração ocorre quando a consciência está focalizada no sentimento."

Sathya Sai Baba:
"A verdade e algo que não muda. Se é verdade hoje, será verdade amanhã e será verdade depois de amanhã. O dia após cada dia será sempre verdade. Isto significa que em todo o tempo futuro ad infinitum a mesma verdade será sempre verdade. lgualmente no passado, porque é verdade hoje o que era verdade ontem e por aí afora no passado infinito. Assim, mesmo antes da criação e depois que a criação deixar de existir, a Verdade é a mesma Verdade."

16 outubro 2005

Mandamentos, Preceitos, etc.

UM DOS DEZ MANDAMENTOS:
"Não matarás"

PRECEITO DA ORDEM ZEN BUDISTA "TIEP HIEN":
"Não mate. Não deixe que os outros matem. Por todos os meios possíveis, defenda a vida e evite a guerra."

(Depois colocarei outros, se os achar no meio da minha bagunça, ou se lembrar no meio desta minha cabeça)

Tem gente que se diz budista, espírita, cristã, etc. Tem gente que diz que acredita em alguma filosofia, religião ou doutrina que prega a paz, o amor, a fraternidade, etc. E muitos destes acham que é tudo muito bonito, mas não é possível aplicar todos os ensinamentos/lições/preceitos/(etc. de novo) no mundo em que vivemos. Pois bem, é porque tantos fazem tantas concessões que o mundo demora tanto para ser um lugar melhor (será, queiramos ou não, mas isso é assunto para outro tópico). Se se acredita em alguma coisa, há que se agir de acordo, sem desculpas, sem subterfúgios, sem medo, sem hipocrisia, sem conveniências, sem essa de deixar para depois.

Tudo isso por causa de um tópico na comunidade "Espiritualidade está em tudo", ou algo parecido, no orkut, em que se defende o NÃO no plebiscito do desarmamento. Quem o criou só vê espiritualidade em livro, e não no cotidiano, onde realmente faz diferença.

06 outubro 2005

Possibilidades

Como pode alguém conhecer as possibilidades relativas ao futuro?
Imaginemos uma pessoa situada em um plano de observação privilegiado em relação aos fatos que observa, como por exemplo, posicionada no alto de uma moontanha. Embaixo, existe uma estrada de algumas dezenas de quilômetros e um viajante que se prepara para fazer o percurso. Este somente conseguirá enxergar as primeiras centenas de metros, não podendo perceber o que lhe espera ao longo da jornada. Contudo, a pessoa que está no alto consegue ver toda aquela estrada. Percebe que, logo após a primeira curva, vários bandidos estão esperando por qualquer desatenção do viajante para atacá-lo. Além disso, verifica outros problemas que já estão, por força de cincurstâncias diversas, esperando pelo viajante ao longo de todo o percurso. Preocupado, tenta avisar esse viajante quanto aos perigos da maneira mais prática para que possa ser entendido, já que há grande distância a separá-los. Se o viajante começar a se distrair com a paisagem naquele ponto da estrada e parar para contemplá-la, seguramente será assaltado.

"Muito Além do Horizonte" - Jan Val Ellam

05 outubro 2005

Futuros

"Imaginemos que as fichas de todos os presidiários e doentes sejam assemelhadas por uma causa comum de afronta às leis e/ou de contração de certa doença contagiosa. Poderão, então, ter um mesmo tempo previsto para serem devidamente reintegrados á sociedade da qual foram banidos por força de seus equívocos no passado. Neste caso, todos necessitarão do reforço psicológico e informativo, visto nada mais saberem da sociedade da qual estão afastados há muito tempo."

Muito Além do Horizonte" - Jan Val Ellam

28 setembro 2005

Era de Aquário

Dia 28 de stembro de 2005, 15 horas: o efetivo começo da Era de Aquário, quando devemos nos desligar das vibrações pesadas que nos cercam (principalmente medo) e nos ligar ao que vem do alto, única maneira de alcançarmos a 5ª dimensão.

Para quem se liga mais neste tipo de assunto: se eu entendi direito, Saint-German deu lugar a Maytrea; sobre este último segue o texto abaixo.


SENHOR MAYTREA
Como Buda da Evolução para a Terra, ele mantém acesa a Chama Divina nos corações humanos

O termo buda, em sânscrito, significa "o iluminado". Na senda da evolução espiritual, essa palavra designa um altíssimo grau de consciência. O Senhor Maytrea foi instrutor do Mestre Jesus em sua missão como avatar e a Luz que guiou como os Reis Magos até o local de nascimento do Cristo.

Como Buda da Evolução para a Terra, mantém acesa a Chama Divina nos corações humanos. Ele irradia a Chama Rosa do Amor com nuances de Dourado e de Azul para o templo etérico de Shamballa, de onde é redistribuída ao planeta. Seu complemento divino, Mãe Kwan Yin, atua como buda da compaixão para a humanidade, concedendo misericórdia aos seres cujos ajustes cármicos são demasiadamente severos.

O Senhor Maytrea atua também como Cristo Cósmico para toda a nossa galáxia, irradiando a Chama da Sabedoria e da Iluminação para todos os seus planetas e estrelas. Nessa função, em que representa o aspecto Deus-Filho, concede a Iniciação Solar aos Iluminados mais adiantados.

Diz o Senhor Maytrea:
"Bem-amados discípulos que buscais a Luz no caminho espiritual, apelo à Chama da Iluminação do coração e todos os Seres Divinos dos céus para que eu flameje, agora, sobre vós. Um dia devereis sentar à mesa dos Mestres tomando parte no processo de irradiação de Nossas luzes. O conhecimento envolve responsabilidade. O acatamento da Verdade Divina dos Mestres determinará o grau de iluminação que alcançareis. Andai na Luz. Espalhai a Luz. Sede a Luz Divina na Terra, aqui e agora!"

21 setembro 2005

Feitiço de Áquila - um trecho clássico


Soldado: Onde está Navarre?
Phillipe: Navarre? Navarre? Ah, sim. Homem grande, cavalo negro. Eu acho que o vi seguindo para o sul.
Soldado: Ha! Então vamos para o norte.
Phillipe: Não é nada educado pensar que uma pessoa é mentirosa quando você acaba de conhecê-la.
Soldado: É claro! E você sabia que faríamos isso. Vamos para o sul.
Phillipe, falando com Deus: Eu falei a verdade, senhor. Como posso aprender alguma lição moral se você fica me confundindo desse jeito?

20 setembro 2005

The End - Parte I

InvernoO fim. Do inverno. Muito próximo agora. Inverno no Rio é brincadeira. Não faz frio nunca! Péssimo isso. Me faz lembrar que o verão está mais próximo. Fico um tanto frustrado por ainda não ter conseguido me estabelecer em um lugar onde não faça tanto calor. Por várias razões não consegui. Não queria voltar, mas voltei. Só me resta torcer para que não faça tanto calor. Do jeito que o clima está, até que não é impossível. Só me resta torcer... Porém, se for como sempre, ficarei a olhar para esta foto e me imaginar lá...

17 setembro 2005

Katrina e $$$

Se alguém entende, me explica: os eeuu gastam bilhões pra invadir as casas dos outros e depois pede $$ pra consertar o estrago que a natureza (que é a maior das suas vítimas) fez, e nós, mais uma das suas vítimas, mandamos $$ pra eles? Não temos nós muito o que consertar?

Os eeuu não tiraram nem um centavo das suas operações militares para enviar às vítimas do furacão. E leio que até o Irã enviou, ou enviará, $$ para ajudá-los. E a Europa também entra nessa. E o Japão. E outros que não lembro.

É aquela velha estória: o cara está a afundar, você quer socorrê-lo. Só que ao puxá-lo para cima, ele te puxa pra baixo. Ele se salva, você afunda.
Tá bom, exagerei... ou não!

15 setembro 2005

Inspiração - Parte II

Inspirando os ventos de mudanças...

Carolina Brígido - O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira, por oito votos a três, a lei que dava foro privilegiado a ex-autoridades. Agora, mesmo se o processo for referente a um fato ocorrido enquanto a pessoa ocupava o cargo público, o caso deverá ser investigado e julgado pela primeira instância do Judiciário, como ocorre com todos os outros cidadãos. No mesmo julgamento, os ministros também acabaram com o direito de ocupantes de cargos públicos serem processados e julgados em foro privilegiado por ações de improbidade administrativa.


Tá certo, isso não garante a condenação dos salafrários, escroques e fdps, mas deve ajudar no processo de desinfecção que ora ocorre... E isso é assaz estimulante, inspirador mesmo.

Já a algum tempo cansei de escrever com base em temas escuros, sentia a necessidade de alguma luz. Enquanto não consigo traduzir essa luz em palavras, transcrevo o que me inspira.

Ein dachgeschoss wird ausgebaut (Um novo andar será construído) - Einstürzende Neubauten

12 setembro 2005

Inspiração - Parte I

Prevista a chegada de uma nova frente fria hoje. Já começou a ventar um pouco mais frio. Inspiro o novo ar. Expiro o velho como que expulsando algo indesejado. Esfria, mas pouco. Bem mais frio para pai e filho - Paulo e Flávio. Nomes romanos. Ascendência árabe. Como o tempo pode fazer-me esquecer de quem falo, digito seu sobrenome: Maluf.

Ainda falta muito para terminar a história destes dois representantes do velho. Ainda assim, sinto-me mais inspirado, inspiro o novo ar com mais prazer. Sei que não falta muito para não termos mais entre nós o velho. Mas é preciso paciência, não é do dia para a noite - literalmente -, mas, sim, da noite para o dia - não literalmente.

08 setembro 2005

Juiz ecologicamente correto

Cláudio Angelo da Folha de S.Paulo

Um juiz do norte da Califórnia julgou procedente uma ação que busca responsabilizar duas agências de fomento federais dos EUA por apoiarem projetos que contribuem para o aquecimento global, ameaçando o bem-estar de cidadãos americanos.
(...)
Ele justifica sua decisão afirmando que, "quando um acusador procura questionar uma violação de procedimento, algum grau de incerteza sobre causalidade é admitido". Neste caso, mesmo que haja incertezas sobre os danos causados pelas ações dos dois bancos, a queixa procede.
(...)
A sentença considera que os acusadores demonstraram que as ações dos réus ameaçariam seus interesses. "Os proponentes afirmam que a única incerteza é com respeito a quão grandes serão as conseqüências, não se haverá alguma conseqüência".

Falta de inspiração - pt. I

Por preguiça de escrever, citações no blog Café Preto:

“A minha esposa tem um bom físico” (Albert Einstein)
“Tenho um nó na garganta” (Tiradentes)
“Chega de humor negro!” (Ku Klux Klan)
“És a única mulher da minha vida” (Adão)

"O povo não deveria ter medo do governo. O governo é que deveria ter medo do povo." V for Vendetta

19 agosto 2005

Nova Ilusão (trecho)

Às vezes, em sonho triste
Nos meus desejos existe
Longinquamente um país
Onde ser feliz consiste
Apenas em ser feliz
de Fernando Pessoa


"E esses tempos cuja recordação me atormenta, por que eles eram tão felizes senão pelo fato de que eu esperava os seus desígnios com paciência?"
Werther, de Goethe

15 agosto 2005

Impugnação

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Carvalho Vidigal, disse que, pelo menos até agora, não vê qualquer fato que possa levar ao impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Tudo parece estar ligado à campanha eleitoral, antes da diplomação do presidente", afirmou o ministro.
...
Impugnação soa bem melhor que impeachment; principalmente quando se fala do Collor. Não soa bem nenhuma das duas formas quando se trata do Lula - não por causa dele, mas por nossa causa. Fora a perda da razoável estabilidade em que vivemos, há um outro agravante por demais sinistro: quem assumiria, em princípio, não seria o seu vice (segundo a Agência Estado), mas o presidente da Câmara. Lembram quem é? Pois é, é o Severino.

09 agosto 2005

Aniversários em Agosto

- 50 anos da morte de Carmen Miranda.
- 30 anos da revista Playboy brasileira.
- dia 05[1967]: lançamento do 1º disco do Pink Floyd

- dia 10[1947]: Ian Anderson
- dia 12[1949]: Mark Knopfler
- dia 19[1945]: Ian Gillan
- dia 20[1948]: Robert Plant
- dia 21[1957]: Budgie (Siouxsie)
- dia 21[1952]: Joe Strummer
- dia 22[1917]: John Lee Hooker
- dia 23[1946]: Keith Moon
- dia 31[1945]: Van Morrison

- 60 anos da bomba atômica
O avião que largou a bomba A em Hiroshima tinha o nome da mãe do piloto na fuselagem — “Enola Gay” — esse gesto de carinho batizou de fogo 150 mil pessoas. Essa foi a mãe de todas as bombas, parindo um feto do demônio que exterminou 40 mil crianças em 15 segundos.
Arnaldo Jabor

02 agosto 2005

A Carne é Fraca (é sério)

Exibição do filme A Carne é Fraca:
Canal 6 16/08/2005 e 30/08/2005 às 22:00h.

Este é um resumo do que há no site do Instituto Nina Rosa. Alguns de vocês poderão achar o assunto muito chato, mas diante do que vi, não há como não passar adiante. Envolve muito mais do que hábitos alimentares.

Por que este filme é importante?
Quando uso a palavra animais, refiro-me a todos os que são criados com o fim de nos servir de alimento através de suas carnes, ovos, leite, etc, ou, ainda, nos fornecer lã, couro e afins.

Durante sua vida miserável, passam por verdadeira tortura. Nós tiramos as suas vidas. Eles lutam até o fim para fugir da morte, do mesmo jeito que faríamos se estivéssemos em seu lugar. Mesmo hoje em dia, o processo de abate permanece primitivo e violento. Não vou entrar em detalhes, é sinistro demais. Porém, vale dizer que, se um ser vivo sofre do mais alto grau de stress possível antes de morrer, todo seu metabolismo é alterado e, por conseqüência, muitas substâncias nocivas são secretadas e acumuladas em seu corpo - e depois nós as comemos!

Os animais recebem cargas consideráveis de antibióticos, além de vacinas e hormônios. Usados regularmente, os remédios contra parasitas, a maior parte cancerígena (DDT e similares), contaminam a gordura destes animais e se alojam no tecido adiposo.

+ O avanço da fronteira agropecuária tem feito a fortuna de uns poucos; esse avanço, que tem a colaboração de madeireiras, é que praticamente acabou com a Mata Atlântica, com o cerrado e agora está acabando com a Amazônia. Tira muito mais empregos do que cria. Dados sócio-econômicos são muito bem explorados, explicados e analisados no filme, mais do que eu poderia fazer aqui.
+ Água: com tantos animais sendo criados, a quantidade de esterco é absurda, e acaba por infiltrar-se no solo e contaminar os lençóis freáticos. Além disso, usa-se muito mais água (cerca de 4x) na criação dos animais do que na manutenção de plantações.
+ Atualmente uma vaca produz dez vezes mais leite do que sua natureza permitiria; não tenho dados sobre as cabras.
+ Bovinos: A mudança fisiológica abrupta na dieta de grama para grãos causa dolorosos problemas digestivos, principalmente flatulência, que, no seu caso, contém metano. Alguns bilhões de vacas e bois liberando metano na atmosfera...
+ O governo sustenta a indústria da carne permitindo a criação de animais em terras públicas e oferecendo serviços administrativos, subsídios e redução de impostos.

Ronald MacDonald
O personagem era interpretado inicialmente por Jeff Juliano que, ao inteirar-se da forma como o gado vive e é assassinado, abandonou o emprego milionário e tornou-se vegetariano.

Pierre Weil
“Não comer carne significa muito mais que uma simples defesa do meu organismo, é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de ser dentro dela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal”

Algumas Poucas Considerações Finais
Fica difícil assim:
- Muitos tipos de massas (para macarrão, bolo, tortas, pastéis etc.) levam ovos, e, às vezes, leite.
- Vai trabalhar em algum lugar que exija um traje mais formal? Sapato. Feito de quê? De couro (ainda não vi nenhum de couro vegetal).
- Alternativas há, mas ainda não em número suficiente; fora isso, muitas vezes, o custo é bem maior do que estamos habituados a pagar.
- Apesar das dificuldades, é imperioso mudar.

01 agosto 2005

Cerveja Open Source

O Globo, 01.08.2005 - caderno de Informática

A notícia, divulgada pela BBC, contraria o mandamento de Richard Stallman, guru do movimento do software livre. Segundo ele, a expressão “Free Software” tem a ver com “Freedom of Speech” (liberdade de expressão) e não com “Free beer” (cerveja grátis). Mas, pelo menos para um grupo de estudantes da Universidade de Informática de Copenhague, na Dinamarca, cerveja também tem a ver com liberdade. Eles criaram a “primeira cerveja de código aberto”.

A cerveja chama-se Vores Oel, ou Nossa Cerveja, em português. Ramus Nielsen, que lidera o grupo de artistas Superflex, de Copenhague, teve a idéia, segundo a BBC, para desafiar o conceito de cerveja “patenteada”. Nielsen foi dar uma palestra sobre propriedade intelectual e patente na Universidade de Informática de Copenhague quando resolveu pedir aos estudantes para pensar sobre a idéia de aplicar a idéia de código aberto fora do mundo digital. A resposta foi “cerveja”. Assim, 15 estudantes que participaram da palestra concordaram com a idéia e resolveram levar adiante o projeto.

Primeiro, eles se reuniram com o autor de um livro sobre fabricação caseira de cerveja para a criação da receita de código-fonte aberto. Depois, batizaram a cerveja de Nossa Cerveja, Versão 1.0, com direito a aperfeiçamentos. Os estudantes também criaram um site para o produto e liberaram a receita em Creative Commons.

E no Globo On-line:
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entrega o mandato de deputado. Da tribuna, ele admitiu ter recebido recursos, mas disse ter sido induzido a erro.

Espero que, como diz o bonequinho do jogo Wormaggedon, seja o primeiro de muitos.

25 julho 2005

Ano Novo Maya

Semente Cósmica Ano Semente Cósmica
A Semente representa o florescimento, a focalização e a percepção.
O tom 13, Cósmico, representa a perseverança, a transcendência, a presença.
Um bom ano novo a todos.
IN LAK'ECH.

09 julho 2005

saúde, doença, comércio...

Reuters - O órgão que reúne a indústria farmacêutica no mundo todo, o IFPMA, advertiu nesta quarta-feira que a decisão brasileira de quebrar a patente de um remédio contra a Aids pode fazer com que laboratórios estrangeiros se recusem a colaborar com os programas de saúde do país.

Não dá para ler uma notícia assim e ficar impassível.
Motivo 1: para o tal órgão, o comércio é mais importante que a vida das pessoas.

Motivo 2: cada vez mais pessoas têm a convicção de que os "remédios" criados pelas indústrias atacam somente os efeitos, nunca - ou quase nunca - as causas. Preocupam-se apenas com a doença, não com a saúde.

Nada de novo nos motivos, mas, como disse, não dá para ler e não se importar. Ao menos as indústrias ligadas ao tal órgão concordaram em reduzir seu lucro.

30 junho 2005

Trecho de uma carta...

... de Khalil Gibran a Mary Haskell

O primeiro poeta deste mundo deve ter sofrido muito quando deixou de lado seu arco e sua flecha para tentar explicar aos seus amigos o que havia sentido ao ver o pôr-do-sol. É bem possível que estes amigos o tenham ironizado, mas ele o fez assim mesmo, pois a verdadeira arte exige que o artista tente mostrar-se. Ninguém pode conviver sozinho com a beleza que é capaz de perceber.

29 junho 2005

Fábula Curta (Kafka)

"Ai de mim!", disse o rato, " - o mundo vai ficando dia a dia mais estreito".

"- Outrora, tão grande era que ganhei medo e corri, corri até que finalmente fiquei contente por ver aparecerem muros de ambos os lados do horizonte, mas estes altos muros correm tão rapidamente um ao encontro do outro que eis-me já no fim do percurso, vendo ao fundo a ratoeira em que irei cair".

"- Mas o que tens a fazer é mudar de direção", disse o gato, devorando-o.

Tabula Smaragdina - Hermes Trimegisto

A Tábua de Esmeralda

É verdade, sem engano, certo e muito verdadeiro:
O que está embaixo é como o que está em cima
e o que está em cima é como o que está embaixo;
por tais coisas se fazem os milagres de uma coisa só.
Assim como todas as coisas são e procedem do Uno,
pela mediação do Uno,
assim todas as coisas nasceram desta coisa única, por adaptação.
O Sol é seu pai, a Lua sua mãe.
O Vento trouxe-a em seu ventre.
A Terra o alimenta e é o seu receptáculo.
O Pai de tudo, o Telesma universal, está aqui.
A sua força permanece inteira quando se converte em terra.
Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavemente, com grande habilidade.
Sobe da Terra ao Céu e desce novamente à Terra
e recebe a força das coisas superiores e das coisas inferiores.
Por este meio obterás a glória do mundo e toda obscuridade se afastará de ti.
É a força forte de toda força,
pois vencerá toda coisa sutil e penetrará toda coisa sólida.
Assim o mundo foi criado;
disso sairão adaptações admiráveis cujo meio é dado aqui.
Por isso me chamam Hermes Trimegisto,
porque possuo as três partes da sabedoria do mundo inteiro.
O que eu disse sobre a operação do Sol está completo.

A Tábua de Esmeralda, texto que deu origem a alquimia islâmica e ocidental, surgiu primeiramente nos textos seguintes: Kitab Sirr al-Khaliqa wa Sanat al-Tabia (c. 650 d.C.), Kitab Sirr al-Asar (c. 800 d.C.), Kitab Ustuqus al-Uss al-Thani (século XII), e Secretum Secretorum (c. 1140).

28 junho 2005

Parece que não se pode...

Sempre que eu resolvo personalizar o visual do blog, algo acontece.

Parece que não se pode mudar muita coisa, só um pouquinho.
Parece que não se pode fazer muita coisa, só um pouquinho.
Parece que não se pode enxergar...
Parece que não se pode ver...
Parece que não se pode ouvir...
Parece que não se pode sentir...

Só um pouco, para não esquecermos que vivemos, mas também para não nos lembrarmos disso o tempo todo. No mínimo, enche o saco.

16 junho 2005

Para ser um Mago da Terra...

... é preciso ser a Terra.
Nenhum vestígio de medo.
Nenhum vestígio de rancor.
Nenhum vestígio de orgulho.
Nenhum vestígio de auto-piedade.
Mas, sim: todos os vestígios de
Coragem,
Auto-compreensão,
Perdão e
Amor incondicional.

Solomon Grundy


Solomon Grundy nasceu numa segunda
Batizado numa tempestuosa terça
Casado numa cinzenta quarta
Adoeceu numa adorável quinta
Piorou numa ensolarada sexta
Morto num Glorioso sábado
Enterrado num chuvoso domingo

Personagem de várias estórias de Batman; vive nos esgotos.

22 maio 2005

Penedo

Vou para Penedo amanhã. Só de pensar fico mais relaxado.

Tá certo, o lugar não é mais o mesmo, não fica mais tão ermo; não faz mais tanto frio, porém ainda há algum brilho; aumentam os buracos nas ruas, um tanto sujas com tanta lama.

A lama, porém, é maior na prefeitura de Itatiaia (Penedo é um bairro); o prefeito passado era famoso pela absoluta falta de trabalho e distribuição de "talco"... e reelegeram o cara... e elegeram, ano passado, o cara que colocou o dito cujo lá...

Anseio por chegar a Penedo.
A falta de água, os mosquitos... isso é o de menos. Quero ficar longe do barulho do Rio; onde moro a acústica é terrível; moro no 12º andar e ouço os peões da Estácio - que é ao lado - chegarem às 5:30h e saírem às 23:30h. Dormir cedo e acordar tarde? Complicado. Quero ficar longe do trânsito. Quero não sentir esse calor daqui - que amenizou hoje, mas ainda tá longe do ideal. Estava com saudade do frio de Lages(SC), onde morei durante um ano; acessei o site do climatempo só para ver como estava por lá; previsão de 0° a 12°; a saudade aumentou...

Estou com pressa de chegar a Penedo.
Rever pessoas que se descontaminaram do stress dos grandes centros e outras que jamais se contaminaram. Conversar sobre qualquer coisa enquanto tomo um café, sem pressa, apenas aproveitar o momento.
Rever os pássaros que andam todo dia pela varanda de casa em busca das migalhas e frutas que deixo para eles - tico-ticos, sabiás, pardais, sanhaços, cambaxirras, camabacicas, bem-te-vis e outros que não sei o nome -, observar o vôo das andorinhas, dos andorinhões, das corujas e dos gaviões (ainda não consegui descobrir de qual espécie exatamente se trata).
Reencontrar algum equilíbrio e harmonia mental; ler alguns bons livros; colher o que comer; pagar $6,00 no fim-de-semana para assistir algo no cinema de Resende; respirar ar puro; caminhar pelo mato; ir a alguma cachoeira...

Tudo muito prosaico, bucólico, telúrico. O que interessa é que amanhã estarei em Penedo.

17 maio 2005

Todas as coisas são sagradas

Trecho extraído de uma carta do autor do livro La pipa Sagrada, Joseph Epes Brown (tradução livre de Hélio Mattos)

Aqueles que contemplam a tradição dos peles vermelhas de maneira distanciada ou com uma mentalidade "culta", têm dificuldade de compreender a importância que eles dão para os animais e todas as coisas que estão no Universo. Para os índios todo objeto criado resulta importante pela simples razão de que são conhecedores da correspondência metafísica entre esse mundo e o "mundo real". Nenhum objeto é para eles o que parece ser conforme sua mera aparência, pois vêem no aparente o reflexo de uma realidade primeira.
Por isso, toda coisa é sagrada e possui um poder conforme o grau da realidade espiritual que projeta; assim, todos os objetos possuem um poder, tanto para o mal como para o bem e devem ser tratados com respeito, pois o poder "particular"que está nele contido pode ser transferido para o homem; o índio se humilha perante a criação inteira, sobretudo quando implora (quer dizer, quando invoca ritualmente o Grande Espírito, em solidão), pois todas as coisas visíveis foram criadas antes dele e sendo assim, são seus irmãos "mais velhos" e por isso, merecem respeito; mas o homem, mesmo que tenha sido criado por último, é, sem dúvida, o primeiro dos seres, pois somente ele pode conhecer o Grande Espírito.

25 abril 2005

Falta de Tempo

Autor: Leonardo Boff
Publicado em: http://www.jornalinfinito.com.br/materias.asp?cod=140

Não apenas as pessoas mais idosas, mas também jovens fazem a experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem, foi carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco Natal. Esse sentimento é ilusório ou possui base real?

Pela “ressonância Schumann” se procura dar uma explicação. O físico alemão W. O. Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por um campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera que fica cerca de 100 km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (daí chamar-se ressonância de Schumann) mais ou menos constante da ordem de 7,83 pulsações por segundo. Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida.

Verificou-se também, que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma freqüência de 7,83 hertz. Empiricamente fez-se a constatação que não podemos ser saudáveis fora desta freqüência biológica natural. Sempre que os astronautas, em razão das viagens espaciais, ficavam fora da ressonância Schumann, adoeciam. Mas, submetidos à ação de um “simulador Schumann” recuperavam o equilíbrio e a saúde.

Por milhares de anos as batidas da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio. Ocorre que, a partir dos anos 80 e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13 hertz por segundo. O coração da Terra disparou. Coincidentemente desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real neste transtorno da ressonância Schumann.

Gaia, esse superorganismo vivo que é a Mãe Terra, deverá estar buscando formas de retornar a seu equilíbrio natural. E vai consegui-lo, mas não sabemos a que preço, a ser pago pela biosfera e pelos seres humanos. Aqui, abre-se o espaço para grupos esotéricos e outros futuristas projetarem cenários, ora dramáticos, com catástrofes terríveis, ora “esperançadores” como a irrupção da quarta dimensão pela qual todos seremos mais intuitivos, mais espirituais e mais sintonizados com biorritmo da Terra.

20 abril 2005

o começo de tudo

20 anos depois de ter começado a mexer com computador; 07 anos depois de ter "descoberto" a internet; 34 anos depois de ter nascido; enfim, só agora tive saco para começar um blog.